Núcleo de Pesquisa e Informação Histórica

Rumos da História

Coleção Rumos da História

A iniciativa de apresentação dos originais para publicação na coleção “Rumos da História” é sempre de responsabilidade exclusiva de um membro docente do PPGHis/Ufes, o qual obrigatoriamente deverá ser mencionado na obra como co-autor e/ou organizador. Cada volume da coleção é independente, sendo classificado como livro e recebendo ficha catalográfica e registro no ISBN. A autorização de publicação dependerá de parecer favorável emitido por um dos membros do Conselho Consultivo e aprovado pelo Colegiado Acadêmico do Programa.

Em função da crônica limitação de recursos a qual os Programas de Pós-Graduação estão sujeitos e a fim de permitir que todos os docentes do Programa tenham a oportunidade de publicar na coleção, cada docente somente poderá publicar um volume por ano. Caso haja a apresentação, no decorrer do ano letivo, de uma quantidade de textos que exceda as disponibilidades orçamentárias do Programa, terá prioridade aquele que tiver sido apresentado para publicação em primeiro lugar.

A recepção dos textos para publicação se dará por meio de fluxo contínuo até 01 de setembro de cada ano. Os textos que chegarem após essa data serão agendados para publicação no ano seguinte. No entanto, a fim de evitar sobrecarga, recomendamos aos colaboradores que se programem para apresentar o material ao longo do ano. Os originais deverão ser encaminhados em  arquivos digitados em Word for Windows, fonte Times New Roman 12, espaço 1,5, formato A4, mediante CD-Rom ou Pen-drive correspondente. Os textos terão uma dimensão mínima de 60 laudas e uma dimensão máxima de 120 laudas.

Como não há garantia de que o PPGHis terá recursos suficientes para contratar a assessoria de um revisor, recomendamos aos autores que apresentem o texto o mais bem elaborado possível, especialmente no que se refere a equívocos de digitação. No entanto, havendo disponibilidade de recursos, o material será devidamente revisado antes da publicação a fim de resguardar ainda mais a sua qualidade. Igualmente por razões de restrição orçamentária, será adotada uma capa padrão para todos os números da coleção.

Fica a critério do responsável pela obra a adoção do sistema americano de referência bibliográfica ou o sistema de notas de rodapé. Solicitamos, no entanto, que em caso de publicações coletivas, adote-se um padrão único para todos os textos apresentados.

Expressões em língua estrangeira, títulos de obras e passagens do texto que o autor deseje destacar devem ser digitados em itálico, evitando-se assim o uso do negrito, que sobrecarrega o texto.

As ilustrações deverão ser digitadas em formato .png. Observe-se que as mesmas devem apresentar título e fonte. Devido às limitações orçamentárias, não serão publicadas imagens coloridas.

As referências bibliográficas deverão vir no final do texto, em ordem alfabética, dispostas do seguinte modo:

1) Obra completa
ARIÈS, P. O tempo da história. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1989.

2) Capítulo de obra
DARNTON, R. História da leitura. In: BURKE, P. (Org.) A escrita da história. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1992, p. 199-236.

3) Artigos
CHARTIER, R. O mundo como representação. Estudos Avançados, São Paulo, v. 5, n º 11, p. 173-91, 1991.

No final do livro, deverão ser mencionados os dados do (s) autor (es): titulação, instituição a qual se encontra filiado, título da pesquisa em andamento, órgão financiador (se for o caso), endereço para correspondência e e-mail.

O (s) autor (es) cujo texto for publicação receberá (ao) cinco exemplares.

Caberá ao PPGHis a distribuição de exemplares das obras para todas as Universidades Públicas do País que ofereçam curso de graduação e/ou de pós-graduação em História e para institutos de pesquisa e universidades estrangeiras com as quais o Programa mantenha intercâmbio.

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910